Previdência, um passo importante.
Com alguma frequência ouço que não faz muito sentido investir em fundos de previdência. Os argumentos são variados, rentabilidade não é das melhores, taxa de administração são altas, em alguns casos há taxa de saída e taxa de carregamento. O dinheiro não pode ser sacado antes dos prazos pré-definidos. Mas esses argumentos hoje talvez não tenham tanta validade, visto que o mercado mudou muito.
Com certeza temos a obrigação de questionar taxas e sempre buscar as melhores alternativas no mercado. Mas hoje com evolução do mercado financeiro, quase todas as principais gestoras estão oferecendo fundos para previdência. Penso que o argumento da rentabilidade é apenas falta de conhecimento sobre como é feita a gestão desses fundos. Digo isso porque, boa parte dos fundos de previdência hoje seguem estratégias muito parecidas as que são adotadas em outros fundos de investimentos, claro, dentro das regras especificas para esses fundos. Além disso, os investimentos em fundos de previdência oferecem boas vantagens para investidores que estão olhando para retornos a longo prazo. Algumas vantagens inclusive, são bem importantes: benefícios fiscais e maior facilidade de transmissão de patrimônio para herdeiros. Outro benefício é sobre o IR, cobrado no resgate ou recebimento do benefício. Fundos de previdência não tem come-cotas como os fundos tradicionais. Além da liberdade de escolher o tamanho dos aportes e na periodicidade que for apropriada. Escolher como e quando receber os benefícios, e a facilidade na portabilidade do fundo de uma gestora para outra em caso insatisfação com a gestão ou taxas cobradas.
Leia também: Benefícios de um Plano de Previdência Privada para construção de legado
Interessante comentar também, que alguns fundos de previdência com objetivo de buscar maiores retornos para seus investidores no longo prazo, tem diversificado os portifólios no mercado de renda variável. Sem se preocupar com a volatilidade desses ativos no curto prazo. Hoje há muitas alternativas nos fundos de previdência, ou seja, o cardápio é bem variado para o investidor, desde o mais moderado ao mais agressivo.
Sem dúvida, o investimento em previdência é instrumento importante para qualquer investidor, porque não é apenas para construir uma aposentadoria melhor, mas é maneira também de você realizar sonhos no futuro, como comprar casa própria, carro, viagens etc. Diferente de outros investimentos, como fundos e poupança, a previdência impõe uma disciplina de guardar dinheiro. Eventualmente, quando apenas guardamos dinheiro em poupança ou outro instrumento não temos essa disciplina.
Mas, para escolher realmente a alternativa que mais se encaixa com o seu perfil de investidor e com suas expectativas e entender se a poupança vale a pena, é ideal contar com uma assessoria de investimentos, que poderá orientá-lo da melhor forma.
Por isso, leia também o nosso conteúdo sobre o assunto e saiba se você realmente precisa de um assessor de investimentos!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).
Por Mario Tomadon