Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Imagem de um homem com camisa xadrez, sentando de frente para uma mesa, analisando gráficos e dados

8 erros de investidores iniciantes

O mercado financeiro tem se popularizado a cada dia e isso se deve, entre outros fatores, ao forte processo de transformação digital pelo qual a sociedade moderna vem passando nos últimos anos. Porém, quanto mais pessoas têm se interessado pelo universo dos investimentos, mais é preciso falar sobre os erros de investidores iniciantes.

Não pesquisar profundamente sobre como funciona o mercado financeiro, não conhecer o próprio perfil de risco, falta de disciplina e tomar decisões impulsivas pautadas em boatos são apenas alguns entre os principais equívocos cometidos por investidores iniciantes.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você confira o que qualquer investidor não pode deixar de saber. No decorrer dos próximos tópicos, mostraremos uma série de erros de investidores iniciantes que podem ser facilmente evitados. Confira agora!

8 erros cometidos por investidores iniciantes

1. Não ter um objetivo definido

Investir sem um propósito definido é como dirigir em uma estrada sem um mapa, GPS ou placas para se guiar. Você pode continuar seguindo em frente até chegar em algum lugar, mas sem as devidas coordenadas não há como saber qual o melhor caminho, quais riscos evitar e o principal, aonde ir.

Por que seria interessante para você começar a investir? Pretende acumular patrimônio? Garantir uma aposentadoria precoce? Ter uma velhice estável e confortável? Adquirir um imóvel? Abrir uma empresa?

Enfim, sejam quais forem suas metas, o fato é que são muitas as possibilidades que podem servir como parâmetro para a escolha dos investimentos mais adequados aos seus objetivos de vida.

2 . Não saber qual é a sua tolerância ao risco

Um dos grandes erros de investidores iniciantes é não conhecer a sua tolerância ao risco, isto é, o seu perfil de investidor.

Existem variadas categorias de investimentos e produtos financeiros, sendo cada uma indicada para um tipo de investidor diferente: conservador, moderado ou arrojado.

Dito isso, não adianta aplicar seu capital em ativos altamente voláteis se você não tem estabilidade emocional para acompanhar as ondas de altas e baixas sem perder dinheiro.

Ao investir com o auxílio da AFS Capital, você recebe todo o suporte necessário para que descubra qual é o seu perfil de investidor e, desta forma, possa tomar as melhores decisões sobre como aplicar seus recursos financeiros.

3. Não diversificar o investimento

Você certamente já ouviu a expressão “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, não é verdade?

Pois bem, no mundo dos investimentos, ter uma carteira diversificada é praticamente um dos principais mandamentos para se ter uma jornada promissora. No entanto, muitos investidores iniciantes cometem o erro de apostar tudo em um único ativo.

Pesquise sobre a Renda Fixa e a Renda Variável, pois quanto mais diversificada for sua carteira de investimentos, mais diluídos serão os seus riscos e muito maiores as suas probabilidades de ganho.

4. Não manter a disciplina

O mundo dos investimentos exige paciência, cautela e muita disciplina, porém investidores iniciantes costumam cometer o grande erro de desestabilizarem suas carteiras de investimentos logo nos primeiros meses.

Por mais complexo de que o mercado financeiro pareça, o fato é que com as informações corretas, o suporte de uma consultoria de investimentos, um pouco de estudo e muita disciplina é possível tomar decisões inteligentes e estratégicas por seu capital.

5. Investir com base em dicas ou boatos

Investimentos não são apostas e este é um dos equívocos mais comumente cometidos por investidores em seus primeiros passos no mercado financeiro.

Aplicar capital em ativos tendo como base simplesmente dicas ou boatos de terceiros, sem ter qualquer base científica, sociológica ou econômica que sustente o argumento, é o mesmo que apostar confiando apenas na sorte.

Tenha em mente que, a partir do momento que você entra no mercado de investimentos, os estudos e pesquisas deverão fazer parte de sua vida, já que existe uma lógica por trás de sua performance, sendo fortemente impactada por uma infinidade de fatores.

6. Tomar decisões baseadas na volatilidade do curto prazo

Esperar resultados rápidos é um dos grandes vilões que afetam os lucros de investidores iniciantes.

Como já mencionado neste conteúdo, para atuar no mercado de investimentos é preciso ter paciência e disciplina. Isso significa que você jamais deve tomar decisões pensando na volatilidade do curto prazo, pois essa prática é sinônimo de jogar dinheiro fora.

7. Não ter uma reserva de emergência

Sem dúvida, um dos mais graves erros de investidores iniciantes é começar a fazer aportes no mercado de investimentos sem terem uma reserva de emergência. Esse equívoco pode prejudicar a segurança e a continuidade de sua estratégia.

Em termos práticos, uma reserva de emergência é uma quantidade de dinheiro suficiente para cobrir todas as necessidades e imprevistos financeiros durante um determinado período (geralmente de quatro a seis meses do custo de vida mínimo). Sua principal finalidade é evitar o endividamento.

8. “Efeito Manada”

Por fim, um erro que não é restrito apenas aos investidores iniciantes, mas também é cometido por indivíduos que já têm um bom nível de experiência com o mercado financeiro é o “Efeito Manada”. Em suma, o “Efeito Manada” é a tendência natural humana de seguir ações de outras pessoas, sem sequer questionar as motivações por trás daquela atitude.

No âmbito dos investimentos, isso acontece geralmente quando ocorrem movimentos fortes, tanto na compra quanto na venda de um ativo, e muitas pessoas acabam tomando decisões impensadas, apenas “seguindo a manada”.

Por isso, é preciso investir com a razão, deixando de lado as emoções e ignorando os boatos.

Como evitar esses erros?

Para evitar os erros de investidores iniciantes é muito importante estudar bastante sobre como funciona o mercado de investimentos e se manter por dentro de todos os fatores políticos e socioeconômicos internos e externos que afetam o desempenho de ações, moedas, títulos públicos e outros ativos.

Além disso, você pode procurar pelos serviços de assessoria de investimentos  de uma empresa consolidada no universo dos investimentos, como a AFS Capital. Assim, você receberá todo o auxílio necessário para iniciar uma jornada promissora no mercado financeiro.

Quer saber mais sobre como a AFS Capital pode ajudar você a evitar todos os erros de investidores iniciantes e performar de maneira satisfatória no âmbito dos investimentos? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer o melhor serviço de Assessoria Gratuita de Investimentos  para investidores!

Artigos Relacionados