Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Ilustração da AFS Capital com níveis de rendimentos para ilustrar o que é fundo de investimento e quais os tipos

O que é Fundo de Investimento e quais os tipos? 

Cada vez mais, entender o que é fundo de investimento e os tipos existentes para saber investir é essencial para obter resultados satisfatórios. Afinal, ter uma carteira diversificada é muito importante, pois garante maior segurança e rentabilidade.

Além disso, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou que os fundos de investimento receberam quase R$ 870 bilhões em novos recursos dos investidores nos últimos anos. Esse número expressivo mostra que, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em colocar seu dinheiro nessas opções.

Quer entender melhor o que é e quais os principais tipos para saber como investir da maneira correta? Continue lendo o artigo!

O que é fundo de investimento?

Um fundo é um tipo de investimento coletivo, que permite que um grande número de pessoas reúna seu dinheiro e deixe que um gestor de fundos (o especialista em investimentos) administre esse valor para comprar uma ampla gama de opções. 

Cada um desses fundos possui as próprias regras sobre:

  • onde atuar;
  • limites de exposição;
  • custos;
  • público-alvo;
  • entre outras informações.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é decidir em qual tipo de fundo deseja investir com base em seus objetivos, o risco que você está disposto a aceitar e as taxas que irá pagar. Após isso, o profissional fará o resto. Mas caso você tenha dúvidas, é sempre importante buscar a orientação de um assessor de investimentos também! 

Há duas principais vantagens em investir em um fundo:

  • são administrados por especialistas de uma determinada área, que já têm conhecimento e são capazes de tomar todas as decisões de investimento após uma pesquisa minuciosa;
  • pode ser menos arriscado do que investir em ações. Basicamente, é possivel dizer que você não está colocando todos os ovos na mesma cesta.

Ou seja, mesmo que você possua somente um objetivo, é ideal que invista em diferentes fundos para ter uma carteira diversificada.

Quais os tipos de fundo de investimento?

Existem quatro tipos de fundos de investimento, que podem ser de renda fixa ou variável. Conheça melhor cada um a seguir:

Fundos de renda fixa

Esses devem ter, pelo menos, 80% dos recursos em ativos de renda fixa, como:

Neles, os retornos estão mais ligados a taxas de juros, índices de preços e prêmios no mercado de crédito privado.

Fundos de renda variável

Chamados assim ou de fundos de ações, eles precisam ter, no mínimo, 67% investido na bolsa de valores. Dessa forma, os gestores irão escolher as melhores oportunidades de acordo com o que os investidores buscam.

Por isso, esse tipo de investimento é indicado para os perfis moderados ou arrojados, ou seja, que possuem maior tolerância a riscos. 

Fundos cambiais

Estes estão atrelados à cotação de moedas estrangeiras e têm, pelo menos, 80% do capital investido nessas opções. O risco irá depender da variação e do valor de cada uma.

Geralmente, quem busca os fundos cambiais deseja proteger a carteira de investimentos ou planejar uma viagem internacional, assim é possível travar a cotação de uma moeda.

Fundos multimercados

Sem compromisso com nenhum fator, esse é um tipo de fundo que pode investir em:

  • renda fixa;
  • ações;
  • câmbio;
  • commodities…

Além disso, conseguem focar tanto no mercado brasileiro quanto no internacional e podem atender perfis mais conservadores e perfis mais propensos aos riscos. 

Em todos os casos, é muito importante conhecer bem os detalhes e a estratégia por trás de cada um. Para isso, você pode contar com uma assessoria de investimentos e entender detalhadamente como funciona, além de ter um acompanhamento personalizado!

Artigos Relacionados