Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

renda variável

4 vantagens de investir em renda variável

O que é renda variável?

Como o termo já diz, investimentos de renda variável são aqueles em que os preços de compra sofrem variações constantes e, por consequência, sua rentabilidade também. Em contrapartida, se o investidor souber o que está fazendo ou se tiver uma orientação correta, pode obter bons lucros. É claro que os riscos serão proporcionais.

Renda variável: Ações

Primeiramente, é importante destacar que na renda variável, os lucros são obtidos por meio da compra de ações. O investimento em ações pode trazer duas formas distintas de ganho: a valorização das ações compradas na bolsa, e pela distribuição de lucros obtidos pela empresa através dos dividendos. 

Os riscos do investidor na renda variável são: empresa investida não apresentar lucros, como consequência a empresa pode se desvalorizar na bolsa e não distribuir lucros; outro risco são os conhecidos “riscos de mercado” – que podemos chamar simplesmente de ruídos políticos e econômicos. E nesse caso não afeta só a renda variável, tem repercussão também na renda fixa.

4 Vantagens de investir em Renda Variável

1. Maior rentabilidade

Uma das características marcantes da renda variável é o seu potencial de rentabilidade. Se comparados aos investimentos de renda fixa, a renda variável pode gerar muito mais dinheiro, especialmente no curto prazo.

Lembrando que os riscos são sempre proporcionais à margem de lucros. Por isso, é importante entender o perfil de risco do investidor e ter uma assessoria especializada antes de iniciar seus investimentos.

2. Facilidade para investir

Com o advento da tecnologia, comprar e vender ativos no Home Broker tornou-se uma tarefa acessível e democrática. Trata-se de um sistema disponibilizado pelas corretoras para que as pessoas possam investir de maneira ágil e segura, e o melhor: sem precisarem sair de casa, pois tudo ocorre no ambiente online.

3. Muito mais possibilidades

Outro ponto interessante sobre a renda variável está no fato de que ela é uma das categorias mais abrangentes do mercado financeiro. Há uma infinidade de alternativas de investimentos para todos os perfis de investidores, além da compra de ações, o investidor também tem acesso ao mercado de opções, futuros, BDRs e ETFs.

4. Melhores oportunidades

Por fim, uma grande vantagem da renda variável é a possibilidade de atuar de maneira muito mais ativa do que somente fazer empréstimos para receber o valor corrigido com base nos índices de juros negociados.

Quais os melhores investimentos em renda variável?

Ações

Uma empresa de capital aberto oferece parcelas mínimas de sociedade na Bolsa de Valores por meio de ações. Quem compra uma ação, está investindo na companhia e, por isso, tem o direito proporcional aos lucros obtidos. Sem dúvida, as ações são o modo mais conhecido de investir em renda variável.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Quando diversos investidores têm interesse em comum no mercado imobiliário, investem em FIIs. Muitas vezes, o dinheiro é direcionado à aquisição ou construção de imóveis. Todo o lucro ganho nessas operações é dividido entre os participantes, proporcionalmente a quanto aplicaram.

ETFs

ETFs ou Exchange Traded Funds são os famosos “fundos de índices” negociados na bolsa como se fosse uma ação que replicam o desempenho de um índice de referência, que pode ser uma cesta de ações, índices de renda fixa, ouro, commodities e até criptomoedas.

BDRs

Os conhecidos Brazilian Depositary Receipt, são certificados de depósitos de valores mobiliários emitidos no Brasil que replicam ações de empresas com sede no exterior. Através dos BDRs, o investidor local pode investir nas maiores e mais conhecidas empresas com sede nos EUA ou Europa.

Entretanto, além dessas alternativas de investimentos, o investidor também tem acesso às outras, principalmente em opções e futuros com objetivo de proteção de posição ou até mesmo especular em tendências de curto prazo.

O que é preciso para começar a investir em renda variável?

Via de regra, é comprando ações “na baixa”, isto é, quando estão desvalorizadas que é possível obter os melhores resultados. Afinal, elas podem ser vendidas, posteriormente, quando os preços tiverem subido, não é verdade?

No entanto, não basta saber quais são os mais populares ativos de renda variável e as suas vantagens. É preciso entender que há uma série de elementos envolvidos na matemática por trás da rentabilidade de um investimento nessa categoria. 

Todavia, muitos investidores experientes no mercado financeiro dedicam boa parte de seu tempo tentando descobrir o melhor momento para investir em determinados ativos de renda variável.

Compreender como funciona o mercado financeiro e quais fatores influenciam a Bolsa, é uma tarefa que exige acompanhamento, pesquisas e análises minuciosas tanto de questões macroeconômicas, como microeconômicas. Análise do cenário político também é importante. Todavia, conhecer um pouco dos fundamentos das empresas que deseja investir é um passo fundamental para escolha das melhores empresas da bolsa.

Portanto, o foco da consultoria oferecida pela AFS Capital é ajudar novos investidores a entenderem quais são seus objetivos financeiros com base em seus sonhos. É criado um relacionamento de proximidade, transparência e exclusividade, no qual os clientes são orientados e acompanhados durante toda a jornada de seus investimentos.

Por fim, quer saber mais sobre como a AFS Capital pode te ajudar a começar a investir em renda variável? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

Artigos Relacionados