Ao começar a se interessar por investimentos, muitas pessoas se perguntam se a poupança vale a pena e se é, realmente, a melhor opção do mercado. Mesmo que você seja de um perfil mais conservador, há diversas alternativas disponíveis, o que causa certa confusão em quem não tem muito conhecimento sobre o assunto.
Neste artigo entenda melhor sobre a poupança e se ela realmente é a melhor alternativa para o seu caso!
Quais são os tipos de poupança?
Atualmente, podemos considerar que o mercado conta com três principais tipos de poupança para os investidores. Conheça mais a seguir!
Conta poupança tradicional
As contas poupança tradicionais são abertas por praticamente qualquer banco, então você pode escolher o de sua preferência de acordo com as taxas cobradas e modelo de trabalho.
Após a sua abertura, o dono recebe um cartão para utilizá-la e pode fazer aportes e retiradas conforme desejar.
Esta é uma boa opção para quem deseja realizar uma reserva de emergência, por exemplo, justamente pela facilidade em colocar e retirar o dinheiro.
Conta poupança de alto rendimento
Outra opção é a conta poupança de alto rendimento, que pode ser a alternativa mais vantajosa dependendo da quantidade de dinheiro que você aporta e do período que deixa ele parado. Ou seja, as pessoas que optam por essa opção podem se beneficiar das taxas de juros.
Por esse motivo, essa alternativa é a melhor quando você deseja guardar o dinheiro para um objetivo de longo prazo e já tem a certeza de que não precisará dele.
Conta money market
As contas money market funcionam como uma espécie de junção das opções citadas acima. Com elas, você até pode realizar um limite pré-estabelecido de saque mensal, mas se ultrapassá-lo, precisará pagar multas.
Além disso, é necessário deixar uma quantia mínima sempre na sua conta. Portanto, essa pode ser uma alternativa para quem aporta um valor mais alto mensalmente, considerando que, caso necessário, poderá retirar uma parte sem ser notificado.
Mas será que optar por uma dessas alternativas para investir o seu dinheiro é mesmo a melhor opção? Será que a poupança vale a pena realmente?
A poupança vale a pena?
A verdade é que a resposta ideal para essa pergunta depende bastante, pois, de acordo com os objetivos do cliente, a poupança pode ser a melhor alternativa de investimento ou não.
No entanto, considerando que o mercado tem algumas opções disponíveis que rendem mais do que a poupança e podem ser tão seguras quanto, é ideal analisar bem antes de aportar o seu dinheiro.
- Leia também: Qual É O Melhor Investimento Para Conservadores?
Algumas das opções podem ser:
- Tesouro Direto;
- CDB’s;
- LCI e LCA;
- fundos imobiliários.
Mas, para escolher realmente a alternativa que mais se encaixa com o seu perfil de investidor e com suas expectativas e entender se a poupança vale a pena, é ideal contar com uma assessoria de investimentos, que poderá orientá-lo da melhor forma.
Por isso, leia também o nosso conteúdo sobre o assunto e saiba se você realmente precisa de um assessor de investimentos!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).