Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Como Utilizar E Analisar A LTA e LTB Nos Investimentos

Como Utilizar E Analisar A LTA e LTB Nos Investimentos

As linhas de tendência LTA e LTB auxiliam na compreensão do mercado financeiro identificando possíveis cenários. Sendo assim, são de grande importância para a tomada de decisões.

Portanto, compreender seus pontos de alta e de rompimento pode auxiliar significativamente nos investimentos. Saiba mais a seguir!

O que é LTA e LTB?

Basicamente, as linhas de tendência LTA e LTB indicam a direção em que os preços dos ativos de renda variável poderão seguir. 

Para compreender melhor, é preciso pensar no funcionamento do mercado financeiro. Os eventos mundiais refletem diretamente na oferta e demanda, o que abaixa ou aumenta os preços dos ativos e ações da bolsa de valores. Alguns exemplos disso são o cenário político mundial, eventuais guerras e até mesmo crises, como a recente pandemia de Covid-19. 

Para analisar tudo isso, são utilizados gráficos que tendem a baixar e subir alternativamente, ou seja, não seguem uma linha reta. Portanto, existem pontos em que os preços dos ativos param e retornam, para então depois avançar. Esses pontos são chamados de topos e fundos e a partir deles é possível realizar alguns estudos.

Quando dois ou mais pontos de topo e fundo se conectam por meio de uma linha, ela é chamada de linha de tendência, podendo então ser de alta (LTA) ou de baixa (LTB). 

Mas por que isso importa para o investidor?

Principalmente porque, quando os investidores analisam os dados, é possível compreender tendências e cenários de acordo com acontecimentos passados. Por ser um estudo de padrões, há a chance deles se repetirem. 

Como fazer a análise das linhas LTA e LTB nos investimentos?

Primeiramente, o investidor deve saber que ter conhecimento sobre o que são as linhas de tendência LTA e LTB e como analisá-las poderá auxiliá-lo na tomada de decisões sobre compra ou venda de determinado ativo. 

A seguir, entenda melhor como traçar cada uma delas:

Como traçar a linha LTA?

A linha de tendência de alta (LTA) é traçada conectando no mínimo dois fundos ascendentes, e, geralmente, são dois principais pontos a serem observados: a região de suporte mais baixa no gráfico e um fundo mais alto. 

Considerando que o gráfico não sobe em linha reta, como dito anteriormente, ele irá oscilar entre pequenas subidas e descidas. No caso da LTA, os pontos de subidas serão onde a linha deverá ser traçada. 

Uma LTA pode indicar pontos de compra quando quando faz um novo fundo ascendente ou uma venda quando rompe essa linha. 

Como traçar a linha LTB?

A linha de tendência de baixa (LTB), deverá ser traçada da mesma maneira que a LTA, mas conectando no mínimo dois topos descendentes. 

E da mesma forma, o gráfico irá oscilar seus valores, ficando entre subidas e descidas, portanto, os pontos da LTB serão os topos descendentes. 

Já uma LTB pode indicar possíveis pontos de venda quando faz um novo topo descendente ou uma compra quando quando romper essa linha. 

Como você viu, as linhas de tendência de alta de baixa podem servir, para um analista técnico, como referência para compras e vendas no mercado financeiro. Sendo assim, é de extrema importância entendê-las para melhorar seus resultados nos investimentos.

Se você se interessa pelo mercado de renda variável, mas não compreende muito sobre, optar por um profissional que possa ajudá-lo é uma ótima alternativa. Portanto, entenda melhor com o nosso conteúdo se você realmente precisa de um assessor de investimentos e tire mais dúvidas sobre esse universo!

Disclaimer Suitaibility 

Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Artigos Relacionados

renda variável

4 vantagens de investir em renda variável

O que é renda variável?

Como o termo já diz, investimentos de renda variável são aqueles em que os preços de compra sofrem variações constantes e, por consequência, sua rentabilidade também. Em contrapartida, se o investidor souber o que está fazendo ou se tiver uma orientação correta, pode obter bons lucros. É claro que os riscos serão proporcionais.

Continue Lendo