O investimento de curto prazo é indicado para quem deseja investir com alta liquidez e segurança. Apesar disso, é uma ação que deve ser tomada com calma, após analisar as condições e as alternativas existentes.
Por isso, o primeiro passo é conhecer as aplicações que se encaixam nesse tipo de investimento e entender suas particularidades. Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto!
Qual é o melhor investimento de curto prazo?
Primeiramente, é preciso entender o conceito de “curto prazo” e evitar um dos erros mais comuns de investidores iniciantes. O termo se refere a períodos que variam entre seis a 24 meses, incluindo aqueles investimentos que oferecem rendimento e liquidez diária.
Existem diversos investimentos para curtos períodos e cada um possui características específicas. É importante conhecê-las para fazer a escolha mais adequada aos seus interesses:
1. Tesouro Selic
Atrelado à taxa Selic, este investimento tem rentabilidade pós-fixada e é um título público emitido pelo governo. Essa modalidade não permite o conhecimento prévio dos ganhos, mas é considerada uma das aplicações mais seguras do país.
O Tesouro Selic tem alta liquidez e permite o resgate do dinheiro sem perdas, sendo indicado para investimentos de poucos dias a alguns anos. Antes de aplicar no Tesouro Selic, busque informações sobre as previsões no ano pretendido.
2. CDB
CDB significa Certificado de Depósito Bancário e consiste em investimentos de renda fixa oferecidos por quase todos os bancos. Costuma ser uma opção mais buscada frente à poupança e o CDI é seu indicador mais comum.
Para que o CDB atenda às necessidades de quem busca um investimento de curto prazo, é recomendado buscar opções de liquidez diária. Elas permitem o resgate do capital em qualquer dia útil, podendo ser pós-fixadas ou prefixadas.
3. LCI e LCA
Tanto a LCI quanto a LCA são emitidas pelos bancos. A primeira se refere às Letras de Crédito Imobiliário e a segunda, às Letras de Crédito do Agronegócio. Isso significa que os recursos captados são aplicados em atividades relacionadas a esses mercados.
Além de serem encontradas em bancos e corretoras , a LCI e a LCA são isentas de imposto de renda, oferecendo um ganho líquido interessante para o investidor. No entanto, é preciso estar atento ao prazo de resgate, que pode variar de 3 meses até o fim do prazo, caso de títulos que não oferecem liquidez.
4. Fundos de renda fixa
Essas opções oferecem baixo risco e são indicadas para investidores com perfil conservador. No entanto, elas também oferecem ao investidor a chance de ter até 20% do seu patrimônio alocado em ativos de maior risco.
Antes de escolher os fundos de renda fixa, é recomendado observar a liquidez do ativo, que pode ser imediata ou em até 60 dias.
Quer saber mais sobre as melhores opções de investimento de curto prazo? Entre em contato com a AFS Capital e receba nossa assessoria gratuita de investimento! Nosso time de especialistas está preparado para te ajudar na sua jornada rumo ao sucesso financeiro.
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).