Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

O Que É CRI? Entenda Como Funciona

O que é CRI? Entenda como funciona

A sigla CRI significa “Certificado de Recebíveis Imobiliários” e nomeia títulos de renda fixa emitidos por empresas securitizadoras, a fim de financiar projetos no setor imobiliário.

O mercado de imóveis vem se mostrando rentável, especialmente para aqueles que não têm muito capital para investir. Com isso, este tipo de certificado tem ganhado popularidade entre os brasileiros e é considerado uma boa alternativa para quem deseja fazer investimentos  com liquidez e segurança.

Para saber mais sobre o que é CRI e como investir, continue lendo este artigo!

Quais são as principais características do CRI?

Se você já entendeu o que é CRI, precisa conhecer as principais características desse tipo de investimento. Confira:

Rentabilidade:

Existem três modalidades de remuneração do CRI. Ao optar pela prefixada, o investidor consegue calcular a taxa de juros no momento da compra, sabendo, desde o início, quanto o investimento renderá até o vencimento.

A rentabilidade pós-fixada está atrelada a indicadores de referência, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou a Selic. Por isso, neste modelo, o investidor só sabe quanto terá de rendimento ao final do vencimento, já que os valores dependem da subida ou da queda dos indicadores.

Por fim, os títulos híbridos têm uma parcela de rentabilidade prefixada e outra pós-fixada. A primeira assegura uma taxa mínima de juros, enquanto a segunda consiste na variação da inflação, medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) ou pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Prazo:

O vencimento do CRI costuma ser de médio e longo prazo, e existem diversas ofertas de títulos no mercado secundário das instituições financeiras. Para quem quer apostar nos Certificados de Recebíveis Imobiliários, é importante ter em mente que esse não é um investimento de curto prazo e o resgate antecipado sempre envolve riscos de perda.

Tributação:

Para pessoas físicas, o CRI é um título isento de Imposto de Renda (IR). Apesar de o investidor não precisar pagar esse imposto sobre a rentabilidade obtida, é necessário incluir o certificado de recebíveis imobiliários na declaração de IR, entre os rendimentos isentos e não-tributáveis.

Como investir em CRI?

Agora que você já entendeu o que é CRI, saiba que é possível investir nesses títulos de renda fixa por conta própria, por meio de uma securitizadora ou de uma corretora. Para isso, é necessário ter conta em uma instituição financeira e uma carteira de fundos de investimentos. 

Essa é uma maneira de garantir o acesso à plataforma e a escolha de títulos do seu interesse. Uma dica extra: antes do aporte, confira características e condições do certificado. 

O CRI pode ser adquirido por diferentes perfis de investidor. Alguns têm valor mínimo de R$1.000 e são indicados principalmente para investidores iniciantes, enquanto outros são voltados para investidores mais experientes e apresentam valores iniciais mais elevados.

Agora, você já pode incluir o CRI nas suas alternativas de investimento. No entanto, para alcançar bons resultados e não perder dinheiro, é fundamental contar com a orientação de profissionais especializados. Entenda como uma assessoria de investimento ajuda você a escolher os melhores títulos e planejar o seu futuro.

Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Artigos Relacionados