Escolher um investimento a longo prazo pode parecer uma ideia incomum para os impacientes, mas essas opções são boas escolhas para praticamente qualquer tipo de investidor. Contudo, dependerá da quantidade do seu patrimônio que escolherá colocar nesse tipo de rentabilidade.
É comum ainda ter dúvidas sobre os tipos e se são a melhor opção para o seu caso. Por isso, leia o artigo para entender melhor sobre essa forma de investimento!
Quais são os tipos mais comuns de investimento a longo prazo?
Um plano de investimento a longo prazo pode envolver escolhas de maior risco, se comparados com os de curto prazo, porque seu dinheiro tem mais tempo para se recuperar após possíveis perdas. Na maioria dos casos, são para quem não planeja acessar o dinheiro por até 5 anos ou mais.
Os tipos mais comuns são:
- LCI e LCA, que significam Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio e são emitidos por bancos;
- Fundos DI, que consistem em fundos de renda fixa, sendo bastante comuns;
- CDBs ou Certificados de Depósito Bancário, que são os títulos de renda fixa também dos bancos;
- Tesouro Direto, que são, basicamente, ativos da dívida pública sendo pagos pelo Tesouro Nacional;
- Fundos Imobiliários, que, mesmo sendo investimentos de longo prazo, geram renda mensal aos investidores;
- previdência privada, que nada mais é do que uma outra alternativa mais vantajosa para o INSS;
- Debêntures, ativos emitidos por empresas;
- criptomoedas, que estão sendo uma alternativa cada vez mais escolhida entre os investidores.
Como saber se você deve escolher os investimentos a longo prazo?
Você pode escolher investimentos de longo prazo ao se encaixar nas características abaixo:
Não tem muita pressa para receber o dinheiro ou não tem necessidades breves
Se pretende aumentar seu dinheiro em um horizonte mais longo para uma aposentadoria ainda distante, então os investimentos de prazos maiores podem ser ideais para você.
Isso porque, durante esse período, há tempo para recuperar alguns fatores, como as desacelerações do mercado. Pela mesma razão, essas situações também permitem que você aprenda com a experiência e gerencie melhor seus investimentos no futuro.
Assim, todos os perfis de investidores podem escolher as opções de longo prazo, basta compreender de que maneira irá balancear a sua carteira para obter melhores resultados de acordo com seus objetivos atuais e futuros.
Deseja proteger o patrimônio da inflação
Esse tipo de investimento é uma ótima opção para proteger o seu dinheiro de forças inflacionárias no futuro, pois a maioria deles já garante isso. Afinal, quem não tem esse desejo, não é?!
Por esse motivo, vale a pena conferir as alternativas disponíveis no mercado e analisar as mais vantajosas para o seu caso.
Para concluir, é aconselhável ter investimentos de curto e longo prazo, que correspondam aos seus objetivos, e uma carteira bem diversificada. Mas as melhores opções sempre irão depender, inicialmente, do tipo de investidor que você é, então, se quiser descobrir mais, leia o nosso artigo e entenda qual é o seu perfil de investidor!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).