Se você está se perguntando o que é PGBL e como funciona esse plano de previdência privada, entenda no artigo a seguir e saiba quais são suas vantagens!
O que é PGBL?
A sigla para Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um tipo de plano de previdência privada. Essa opção é a mais indicada para quem faz sua declaração de renda completa e já contribui para a previdência pública. Mas qualquer pessoa pode optar por escolher, pois os fundos do PGBL são abertos.
Seu maior atrativo está em poder atrasar o imposto de renda e ainda ganhar desconto na alíquota. Entretanto, essa vantagem é para quem investe a longo prazo, sendo no mínimo 10 anos.
Sendo assim, se você for optar por ele, precisa planejar o uso dos seus investimentos para planos mais distantes, como sua aposentadoria ou pagar a faculdade de um filho que ainda está em seus primeiros anos de vida.
Agora que você já sabe o que é PGBL, entenda mais a fundo como o plano funciona!
Como funciona o PGBL?
Ao optar pelo plano de PGBL, você começará a chamada fase de acumulação, que nada mais é do que realizar aportes mensais por um período de tempo. Com isso, a instituição escolhida irá aplicar o seu dinheiro em um fundo de investimento para render juros.
Inclusive, todas essas especificações serão definidas de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos. Depois, no fim desta fase, você receberá o dinheiro novamente junto dos rendimentos e descontos nas taxas de imposto. Mas é importante ressaltar que apenas no saque esses valores serão descontados.
Por exemplo, se você depositar 12% da sua renda bruta tributável no plano, esse dinheiro não terá descontos de imposto de renda. Então, você deixa de pagar 27,5% de imposto nos recursos de agora e irá pagar 10% futuramente, quando sacar o dinheiro.
Ainda é importante destacar que todos esses valores variam muito de acordo com o plano escolhido por você.
Quais são as maiores vantagens do plano?
Assim como o plano VGBL, o PGBL tem suas próprias características e vantagens, que irão variar muito dependendo de seus objetivos a serem alcançados. Entretanto, seus maiores benefícios são:
- ausência de come-cotas (a cobrança semestral de imposto que outros fundos comuns têm);
- dedução de até 12% do imposto de renda;
- possibilidade de optar entre tributação progressiva e regressiva;
- portabilidade caso queira trocar de instituição.
Sendo assim, você precisa verificar o que faz mais sentido no seu caso e se o plano se encaixa para você. Mas, agora que já sabe melhor sobre o PGBL, veja como funciona a outra opção de previdência privada para garantir a melhor escolha para os seus objetivos: entenda tudo sobre o VGBL!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).