O free float é um indicativo bastante conhecido e utilizado no mercado financeiro. Ele importa, principalmente, aos investidores que desejam tomar melhores decisões ao comprar ações de determinada empresa.
Isso porque o indicativo tem tudo a ver com os índices de liquidez e volatilidade e pode indicar opções com riscos mais baixos.
No artigo compreenda o que é free float e como utilizá-lo em seus investimentos!
O que é free float?
Basicamente, free float é como se chama o percentual de ações das empresas que estão na bolsa de valores livres para que qualquer investidor possa comprar — sendo que o mínimo para a B3 deve ser de 25%. O restante da porcentagem é dos próprios administradores e de outros acionistas que possuem grande parcela daquele investimento.
O termo, que vem do inglês, significa circulação livre, e importa, principalmente, aos acionistas minoritários. Sendo assim, free float é todo capital livre para mercado de uma empresa presente na bolsa de valores, exceto:
- ações dos acionistas majoritários;
- partes que pertencem aos administradores da empresa;
- partes que estão na tesouraria;
- papéis classificados como classe especial.
Agora que você já compreendeu o que é free float, você sabe como isso pode impactar os seus investimentos?
Por que o free float de uma empresa é importante para os seus investimentos?
Ao compreender o que é free float, você pode pensar que esse indicativo não impacta muito nas suas decisões sobre investir ou não em determinada empresa. No entanto, esse valor diz mais sobre os riscos que estão associados a fatores como liquidez e volatilidade.
Quando uma empresa está com um free float alto, que dizer que ela tem mais ações disponíveis à venda e isso é positivo por dois principais motivos:
A liquidez também é maior
Quanto maior for o percentual de ações disponíveis para negociação de uma empresa, maior poderá ser a sua liquidez. Ou seja, a venda delas é muito mais fácil e os investidores conseguem transformá-las em dinheiro rapidamente.
Mas a volatilidade é menor
Pense na seguinte situação: quanto mais pessoas tiverem uma parte das ações de determinada empresa, menores são as chances de ter grandes impactos e mudanças nos preços.
- Leia também: O que é drawdown e como analisar o indicador
Ou seja, isso quer dizer que um free float maior também traz mais estabilidade, sendo assim, os investidores correm menos riscos com aquela opção.
Maior poder na tomada de decisões
Além disso, outra vantagem de um free float maior é que os acionistas minoritários também têm o seu poder de decisão aumentado de acordo com esse número, sendo assim, geram mais valor aos ativos.
Se você está buscando compreender outros termos sobre investimentos para realizar melhores análises e tomar decisões baseadas nelas, saiba também como utilizar os índices LTA e LTB nos seus investimentos!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).