Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

INSS Ou Previdência Privada - Qual Escolher?

INSS Ou Previdência Privada – Qual Escolher?

É comum ficar em dúvida entre investir em INSS ou previdência privada, afinal, quem não quer uma aposentadoria tranquila? Mas você conhece as características e os benefícios de cada uma das opções?

Se você quer ajuda para curtir a terceira idade de forma mais confortável e definir o melhor plano para o seu futuro, confira este artigo!

Como funciona o INSS?

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, e esse é o órgão público responsável por receber as contribuições previdenciárias, que são obrigatórias no emprego formal, e pagar os devidos benefícios aos cidadãos, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte. 

Sendo assim, contribuir para o INSS garante que o trabalhador, ao encerrar suas atividades profissionais, tenha acesso a uma renda mensal. No entanto, há um teto para o valor desse benefício, independentemente do quanto o contribuinte tenha pago ao longo da vida.

Como funciona a previdência privada?

A previdência privada é considerada um investimento seguro, rentável e flexível, capaz de conceder excelentes retornos ao longo dos anos. Isso porque  permite o acúmulo de patrimônio para a realização de projetos futuros com mais autonomia e segurança. 

Uma de suas vantagens é não haver teto máximo para os valores que serão recebidos mensalmente. Além disso, diferentemente do que ocorre com o INSS, o contribuinte define o quanto da renda atual deseja destinar à previdência privada e escolhe como quer receber seus investimentos acumulados. 

INSS ou previdência privada: qual escolher?

As duas opções trazem uma série de benefícios ao contribuinte, mas também apresentam algumas desvantagens. No entanto, você sabia que é possível combinar as duas, contribuindo de forma simultânea?

É isso mesmo: você não precisa optar entre INSS ou previdência privada! Se você tem um emprego formal e contribui para o INSS, além de ter seus direitos previdenciários garantidos, pode começar a investir em um fundo para aposentadoria privada quando quiser.

No entanto, para conseguir uma aposentadoria realmente tranquila e confortável, é preciso escolher um plano de previdência privada que potencialize sua longevidade financeira, para manter um padrão de vida aceitável, além de aumentar seu rendimento, evitando taxas de administração elevadas e rentabilidade pouco atrativa. 

Seja qual for a sua opção, é importante conhecer os detalhes de cada plano de previdência, mas você não precisa escolher entre INSS ou previdência privada sozinho. Para receber assessoria gratuita de investimento, entre em contato com a AFS Capital! Nosso time de especialistas está preparado para te ajudar na sua jornada rumo ao sucesso financeiro.

Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Artigos Relacionados