Value Investing: O mercado acionário oferece espaço para todo tipo de investidor, não importa o tamanho, não importa o valor que se deseja investir, e nem mesmo é necessário ter conhecimento avançado para comprar ações. Você não precisa ser um “expert” para escolher qual ação se enquadra no seu perfil ou qual ação pode ter um potencial bom de alta.
Entretanto, buscar conhecimento sobre o mercado acionário, seu funcionamento e características irá contribuir para que o investidor faça seu investimento com segurança. Além de conhecer o mercado acionário, é importante também conhecer um pouco da empresa que irá receber seus investimentos: o perfil da empresa, o potencial dela, o setor em que está inserida e como tem sido sua performance na bolsa. É evidente que, para um investidor iniciante, reunir todas essas informações e ainda concluir se o investimento vale a pena não é uma tarefa simples. Talvez não seja nem objetivo se aprofundar em análises mais detalhadas sobre cada empresa que irá investir, dado que, na grande maioria dos casos, o investidor, seja ele de pequeno porte ou não, já está envolvido em outras atividades que demandam boa parte do seu tempo.
Leia mais: Confira 4 Dicas De Ouro Para Começar A Investir Do Zero
Então, qual é a alternativa?
A melhor alternativa é sempre ter um assessor de investimentos que vai orientar o investidor a escolher uma carteira de ações com segurança e bem diversificada. A escolha da carteira levará em conta o perfil do investidor – é muito importante o investidor conhecer seu perfil de risco, para saber até onde ele suporta as oscilações do mercado. Levará em conta também os objetivos do investidor – o investimento é para aquisição de algum bem alguns anos à frente? Ou tem como meta a aposentadoria. Com essas informações, o assessor terá a capacidade de propor um investimento de acordo com o perfil e objetivos do investidor.
Mas se o investidor tem conhecimento do mercado, tem ciência de sua capacidade e conhece sua tolerância ao risco, uma das melhores alternativas de investimento na bolsa é o “Value Investing” (Investimento de Valor). Essa técnica é usada pelos grandes mestres do mercado, como Warren Buffett, Howard Marks, Peter Lynch e o nosso conhecido Luiz Barsi. Mas é preciso destacar também que o famoso investidor Benjamin Graham foi um dos primeiros a usar essa técnica, no pior período da depressão americana, por volta do ano de 1930.
Mas o que é “Value Investing” (Investimento de Valor)?
Essa estratégia visa encontrar empresas que são valiosas, mas estão com os preços muito abaixo do seu valor intrínseco; os preços não refletem a realidade da empresa, ou seja, não estão sendo negociadas a um preço justo.
Leia também: Poupança vale a pena? Entenda mais sobre o investimento
Mas por que essas empresas não estão com o preço justo?
As oscilações do mercado fazem com que as ações variem para cima e para baixo com frequência, influenciadas por fatores como notícias econômicas, políticas, divulgação de resultados e até boatos, impondo às vezes prejuízos relevantes aos investidores que não suportam a volatilidade de curto prazo. O mercado pode ser irracional em determinados momentos, gerando oportunidades para aqueles investidores pacientes.
Como capturar as oportunidades?
Conhecendo a empresa através de análises e julgamentos baseados em dados e estudos profundos. Tendo esses fundamentos em mãos, é possível julgar (visão individual) se essas empresas estão com os preços justos ou não. Uma assessoria de investimento bem-preparada tem a capacidade de orientar o investidor em relação às oportunidades do mercado.
Todavia, as oscilações de curto prazo afetam os preços das empresas na bolsa, mas o que realmente importa são os resultados das empresas, e isso faz a diferença no longo prazo para quem teve a paciência de segurar e suportar a volatilidade de curto prazo. O investidor de valor tem como meta estar posicionado por um longo tempo, porque não há razão, a princípio, para se desfazer dessas ações valiosas, mesmo quando o preço justo é atingido.
- Leia também: 8 erros de investidores iniciantes
Para isso, contar com uma assessoria de investimentos pode ser uma ótima alternativa, principalmente se deseja começar a investir do zero. Por meio deste trabalho, você garante que será guiado para as melhores opções de acordo com seu perfil e objetivos.
Mas, para saber se você realmente precisa de um assessor de investimentos, leia o nosso artigo sobre o assunto e saiba mais sobre o tema!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).
Por Mario Tomadon