Contar com uma holding de investimentos pode trazer diversas vantagens, entre elas, organizar melhor as aplicações e proteger o patrimônio são duas das mais interessantes. Além disso, esse tipo de empresa pode garantir melhores operações financeiras para quem faz parte, incluindo benefícios fiscais.
Se você quer saber mais sobre o assunto, saiba como funciona esse grupo de empresas e como pode auxiliar seus investimentos!
Como uma holding de investimentos opera?
Sobretudo, uma holding é um CNPJ que tem participação em outras empresas e seu intuito é centralizar as operações financeiras, como se fosse uma “administração” de diversas organizações.
Sendo assim, por tomarem ações semelhantes, as empresas que fazem parte de uma holding tendem a ser um “modelo de negócio pronto” — algo que já funciona. Ou seja, digamos que você pretenda investir capital em uma das empresas que fazem parte de uma holding de investimentos, com isso, esse determinado CNPJ também seguirá os negócios dos demais empreendimentos do grupo.
Mas, como isso pode ajudar os seus investimentos?
Quais são os benefícios de participar de uma holding de investimentos?
Para os investidores que possuem renda passiva de valores mais altos, participar de uma holding de investimentos patrimonial significa, principalmente, gerenciar os bens de maneira facilitada, em um lugar só e de uma só maneira. Sendo assim, ela se tornará uma pessoa jurídica também.
Por esse motivo, o investidor contará com algumas vantagens:
Transferência de patrimônio facilitada
Caso o investidor queira dividir seus bens entre os herdeiros, participar de uma holding de investimentos irá facilitar esse processo, visto que poderá fazer isso por meio de uma espécie de sociedade.
Ou seja, é possível escolher todas as diretrizes com antecedência e sem processos muito complicados e demorados.
Aspectos tributários diferentes
Aqui está um dos maiores benefícios de fazer parte desse tipo de empresa. Se o investidor optar pelo lucro presumido, por exemplo, ele terá 32% do cálculo do imposto de renda (IR) retirado.
Além disso, quando uma sucessão patrimonial ocorre por meio de uma holding de investimentos, ou seja, um CNPJ, custará menos do que quando é feito por pessoas físicas.
Proteção patrimonial
Quando os bens de uma pessoa física estão sob proteção de uma holding de investimentos, é possível fazer algumas estratégias para reverter a execução do patrimônio no caso de um processo judicial, por exemplo. Isso porque mexer com os bens se torna mais complexo no caso de estarem sob um grupo de empresas.
Com isso, você pode entender como contar com um grupo de investimentos pode ser benéfico em diversos aspectos. Portanto, se você tem interesse por outros assuntos do tipo, saiba também em que casos optar por investimentos de longo prazo para entender se são a melhor opção para você!
Disclaimer Suitaibility
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).