Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Imagem de óculos sobre um computador com gráficos de candlesticks

Passo a passo para você começar a investir com segurança

Já parou para pensar no seu futuro? Parou para pensar nas viagens que você quer fazer? No carro dos sonhos, ou na casa própria? E o mais importante: sua aposentadoria! Todos nós fazemos planos, sonhamos com tudo isso. Mas o que estamos fazendo para colocar nossos planos em prática e concretizar nossos sonhos? 

O caminho para se alcançar os objetivos de vida financeira segue a seguinte ordem: planejamento, poupança e investimento. E, por mais que isso pareça uma tarefa complexa e distante de sua realidade, o fato é que é possível começar a investir com pouco dinheiro. Basta ter iniciativa e disciplina.

O conteúdo de hoje foi preparado especialmente para você que está começando a investir do zero. Continue a leitura para aprender tudo sobre como começar a investir com segurança!

Qual a importância de investir?

O caminho mais rápido e objetivo para a prosperidade é compreender o verdadeiro significado do dinheiro em sua vida. Você sabe administrar seu capital para que ele lhe ajude a realizar seus sonhos, como uma viagem para o exterior, férias, bens ou até mesmo garantir uma aposentadoria tranquila?

Além do mais, o dinheiro proporciona mais conforto e segurança em nossas vidas no presente. Ter dinheiro permite que você dê uma educação de qualidade para seus filhos, saúde, bem-estar e boas condições de vida à sua família, por exemplo.

Assim sendo, para que essas metas se concretizem, é imprescindível que você saiba como lidar com o seu dinheiro. E é exatamente neste ponto que entra o hábito de guardar e investir. O requisito básico para evitar preocupações com dívidas no presente e ter um futuro melhor é economizar uma parte de seus rendimentos.

No entanto, há um empecilho contra o acúmulo de capital: a inflação. Ou seja, se você apenas guarda seu dinheiro e não o investe, sua poupança perde valor, pois não acompanha a atualização dos preços de bens e serviços, fazendo com que seu poder de compra diminua.

Agora você entende a importância de começar a investir mesmo que seja com pouco dinheiro?

O que você precisa saber antes de começar a investir?

Quem nunca pensou em começar a investir na Bolsa, mas acabou prorrogando este plano por falta de conhecimento, não é verdade? Pois bem, veja a seguir o que todo investidor iniciante precisa saber para investir com segurança.

Tenha objetivos bem definidos

Definir objetivos permite que você saiba exatamente quanto e por quanto tempo deve poupar para alcançar uma determinada conquista. Ou seja, você passa a enxergar as coisas com mais clareza e pode se planejar adequadamente.

O que você tem vontade de fazer, mas está deixando de lado por falta de dinheiro no presente? Uma viagem para fora do país? A compra de um apartamento? A conquista da liberdade financeira? Ou montar o próprio negócio? Não importa quais são seus objetivos, selecione-os e categorize-os em curto, médio e longo prazo. A definição do período ajuda a manter o foco dos investimentos.

Não se precipite

Cada linha de investimento demanda expectativas de retorno e riscos diferentes. E isso se deve a uma grande variedade de fatores que impactam na rentabilidade dos investimentos e também em sua volatilidade. De uma maneira geral, quanto menor o risco, menor o retorno, e quanto maior o risco, maiores os lucros.

O mercado de investimentos de Renda Fixa, por exemplo, é um dos mais seguros que existem, pois grande parte de suas opções tem rentabilidade prefixada ou pós-fixada com base em indicadores como o IPCA e a Taxa Selic, ou seja, acompanham a inflação e mantêm seu poder de compra.

Já as alternativas da Renda Variável, como o câmbio e as ações negociadas na Bolsa, oferecem possibilidades de retorno muito interessantes, porém seus riscos são muito maiores.

O importante é que você conheça muito bem suas alternativas para não tomar uma atitude precipitada.

Conheça os investimentos mais indicados para iniciantes

A Renda Fixa costuma atrair muitas pessoas que desejam começar a investir com segurança, isto é, investidores iniciantes.

Basicamente, os investimentos da Renda Fixa são títulos de dívida emitidos por empresas, como instituições bancárias ou o próprio Governo.

Esses títulos são negociados no mercado financeiro para arrecadar fundos para financiar suas atividades. Qualquer pessoa pode adquiri-los e, em troca, receber uma taxa de rentabilidade, que pode ser prefixada ou pós-fixada com base em algum indicador.

Na rentabilidade prefixada, o investidor já sabe quanto seu investimento renderá após a data do vencimento. Agora, no caso da taxa pós-fixada, o capital é atrelado a um indexador de economia, como a Taxa Selic, o IPCA ou o CDI, que servirá como percentual indicador de rendimento.


Entre as principais aplicações da Renda Fixa, podemos citar:

  • Tesouro Direto;
  • LC (Letras de Câmbio);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária);
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários);
  • Debêntures;
  • Fundos de Investimentos de Renda Fixa.

Verifique a confiabilidade da instituição

O Brasil conta com um sistema financeiro muito bem organizado e estável, pois é regulamentado por órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central.

Nessas duas instituições, você pode verificar a lista completa de financeiras que têm autorização para atuar no mercado de investimentos. Nossa dica é que você sempre analise essas listas antes de aplicar seu dinheiro em uma empresa que não conhece. Uma companhia de confiabilidade e credibilidade deve integrar a lista.

Passo a passo para você investir com segurança

Nos próximos tópicos, mostraremos uma série de dicas úteis para quem está começando a investir do zero. Veja a seguir!

1. Organize suas finanças

O primeiro passo para investir com segurança é organizar as finanças pessoais. Entender onde você está gastando dinheiro. Preparar um orçamento com receitas e despesas será útil para você descobrir se está gastando além do que deveria, e quanto tem gastado com coisas supérfluas.

O orçamento é seu balanço, como se fosse uma empresa, e precisa ser realizado todos os anos. Em termos simples, ele é uma fotografia dos seus gastos e receitas ao longo do ano. Tenho certeza de que a partir desse planejamento sobre gastos e receitas você conseguirá organizar melhor suas finanças, com chance de encontrar espaço para poupar e investir.

2. Comece a poupar

Ao encontrar o equilíbrio no orçamento e rifar aquelas despesas desnecessárias, você tem todas as informações de que precisa para dar o primeiro passo e começar a guardar dinheiro. Poupar significa acumular capital para ter uma reserva de emergência.

Essa reserva tem a finalidade de ajudar diante de imprevistos e cenários financeiros delicados. A disciplina no controle das finanças precisa levar em conta a manutenção de uma reserva de emergência, o que é fundamental para qualquer planejamento das finanças pessoais.

3. Conheça seu perfil de investidor

Antes de iniciar qualquer investimento é importante conhecer a sua disposição ao risco, ou seja, o tipo de investidor que você é. No mercado financeiro, os perfis de investidores são divididos em três categorias: 

  • Conservador — por não gostar de correr riscos prefere ativos mais seguros, ainda que o retorno seja baixo;
  • Moderado — aceita um pouco mais risco em troca de um retorno melhor;
  • Agressivo — está disposto a correr grandes riscos, mesmo que isso possa significar alguma perda de capital em troca de altos retornos financeiros.

4. Entenda os investimentos

Depois de conhecer o seu perfil, é fundamental estudar os investimentos para entender quais são as alternativas mais adequadas ao seu perfil.

Hoje existe muita informação na internet sobre investimentos, uma grande disponibilidade de cursos e materiais acessíveis e, em sua grande maioria, sem custos. Contudo, é importante também ter uma assessoria de investimentos por meio de um profissional que ajude na escolha dos melhores investimentos e no início de sua jornada no mercado financeiro.

5. Monte seu planejamento com base nas suas metas

Com o seu balanço financeiro em mãos e um planejamento alinhado ao seu perfil de investidor, seus investimentos podem ser planejados com base em suas metas e planos de vida a curto, médio e longo prazo.

As escolhas dos ativos devem levar em consideração os prazos que você espera para realizar seus objetivos. O que quero dizer é que ter um cronograma dos seus investimentos será muito importante para que você mantenha a disciplina e desanime durante o caminho.

6. Escolha os ativos

Com todas as etapas cumpridas, agora é a hora de escolher os ativos e investir dentro do plano estabelecido. Nesse momento, uma consultoria de investimento é importante para lhe ajudar na escolha dos ativos mais apropriados para o seu perfil. Mas, é fundamental ter em mente que esse processo precisa ser reavaliado com frequência, devido às constantes mudanças socioeconômicas que influenciam os mercados.

7. Abra uma conta numa corretora

Para poder operar na Bolsa de Valores e negociar títulos públicos, como o Tesouro Selic, primeiramente, você precisará abrir uma conta em uma corretora de valores. Na AFS Capital a abertura é totalmente online e 100% gratuita.


Tudo o que você precisa fazer é enviar algumas informações pessoais e documentos, como CPF e data de nascimento. Em alguns instantes os seus dados de acesso serão enviados (login e senha).

Após concluir a abertura de uma conta, você deverá transferir fundos para a sua carteira. Estes fundos poderão ser investidos em qualquer opção que estiver disponível durante o pregão. Para você começar a investir com segurança, existem títulos do Tesouro Selic disponíveis por menos de R$ 100, por exemplo.

Vale ressaltar que a transferência do dinheiro deve ser feita por uma conta de mesma titularidade via TED.

Agora que você já tem uma conta em uma corretora de valores e dinheiro na carteira de investimentos, basta selecionar os títulos públicos que melhor atendam às suas preferências.

Existem opções pré e pós-fixadas com rentabilidade e liquidez definida para que você possa se programar e definir os valores e com qual recorrência investirá. Ao escolher o título, basta inserir sua assinatura eletrônica e pronto! Agora você já sabe como investir no Tesouro Selic!

Todo esse planejamento não representa uma receita de sucesso, mas um caminho que, se for seguido com disciplina e com constantes reavaliações, lhe ajudará a organizar as finanças e para que você transforme seus sonhos em realidade. Basta começar a investir com segurança!

Como você pôde ver, não precisa de muito para iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos! O importante é dar o primeiro passo e começar a investir com a AFS Capital agora mesmo!

Artigos Relacionados