Blog

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

homem analisando gráfico em um tablet

Investimentos financeiros: saiba como os jogadores de futebol podem investir o seu dinheiro

Você sabia que uma tendência que tem se popularizado no universo futebolístico são os jogadores investidores? Pois bem, com a onda da transformação digital e o crescimento do número de fintechs, cada vez mais craques têm entendido a importância de gerenciar o patrimônio para manter o padrão de vida em sua aposentadoria.

Quer saber melhor quais são os investimentos financeiros para jogadores de futebol? Então, continue a leitura deste material especial!

O que são investimentos financeiros?

Resumidamente, investimento financeiro é o ato de atuar com operações de compra e venda de um ou mais ativos financeiros — como as populares ações, CDBs e Letras de Crédito — com a finalidade de expandir o patrimônio, manter a participação no mercado e obter lucratividade sob o investimento em questão. Em outras palavras, investimentos financeiros tratam-se de transações para guardar ou multiplicar o capital, tendo a pretensão de garantir prosperidade e segurança no futuro.

Diferente do que muita gente pensa, investir não é uma tarefa limitada apenas a especialistas em finanças e, tampouco, reservada somente a quem conta com quantias exorbitantes. Hoje, com o advento dos aplicativos e tecnologias de investimentos financeiros, fomentadas pelas corretoras modernas, qualquer pessoa pode começar a investir.

Qual a importância de fazer uma reserva financeira?

Certamente, você conhece a história de algum jogador que chegou à ascensão de sua carreira, obtendo sucesso, fama, muita grana e, anos depois, acabou se endividando. Como o pentacampeão Cafu ou o eterno Mané Garrincha, que acumularam dívidas milionárias e até mesmo tiveram bens confiscados. Quando um jogador não gerencia seu patrimônio com a mesma habilidade e dedicação que tem em campo, dificilmente conseguirá manter o padrão de vida após a carreira.

Em contrapartida, existem jogadores investidores que visam não apenas garantir a aposentadoria, como também aumentar a lucratividade por meio de investimentos financeiros, como o goleiro Deola que, aos 38 anos de idade, afirma ter conseguido uma rentabilidade de 35% em apenas nove meses.


Aproximando-se da aposentadoria, Deola decidiu iniciar sua jornada no mercado financeiro com a renda fixa. Depois de adquirir mais conhecimento, sentiu-se seguro para avançar para a renda variável. Embora tenha também uma pequena parte aplicada em fundos imobiliários e um portfólio de ações, é na renda variável que o goleiro se encontrou.

Já o também goleiro, Douglas Friedrich, tomou a iniciativa de começar a aplicar parte do dinheiro que ganha não mais no banco comum — que sequer acompanha a Taxa Selic (reguladora de inflação) —, mas sim em investimentos financeiros variados, visando reduzir as chances de perdas e aumentar a lucratividade.

Quais os melhores tipos de investimentos financeiros para jogador de futebol?

A AFS Capital tem uma boa variedade de opções para jogadores investidores que buscam tanto investimentos financeiros com retorno rápido quanto investimentos financeiros mais rentáveis a longo prazo.

Entre as alternativas disponíveis, estão:

Fundos de investimentos

São mais de 470 fundos de investimentos coletados de diversos investidores (cotistas), cuja meta é aumentar os lucros com a compra e venda de valores mobiliários, bens imobiliários e venda de títulos no Brasil ou no exterior, tais como:

  • Multimercado;
  • Renda Fixa;
  • Cambial;
  • Ações.

Tesouro Direto

Investimentos financeiros no Tesouro Direto são ideais para jogadores investidores que buscam segurança aliada a um bom índice de rentabilidade. Nesta categoria, os títulos são emitidos pelo próprio Tesouro Nacional (podendo ser prefixados ou pós-fixados), ou seja, é como emprestar dinheiro ao Governo e obter uma taxa de rentabilidade, com prazos mais flexíveis.

Renda Fixa

Uma vasta gama de alternativas para jogadores investidores que prezam por opções de diferentes emissores e não abrem mão de prazos diferenciados, tais como:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • CRI e CRA;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Debênture Incentivada.

Renda Variável

Investimentos financeiros altamente recomendados para quem já entende sobre o mercado e sente segurança em se arriscar um pouco. Entre as alternativas disponíveis, podemos citar:

  • Ações;
  • Contratos Futuros;
  • Opções — tipo de investimento no qual é possível fechar contratos, obtendo o direito de vender ou comprar por um preço fixado dentro de um determinado período.

Previdência Privada (Investimentos via plataforma do BTG Pactual)

Também relacionada a títulos do Governo, essa é uma excelente opção para jogadores investidores que desejam garantir a aposentadoria e a segurança no futuro. A AFS Capital oferece algumas alternativas, como:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres);
  • VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres);
  • Previdência Privada BTG Pactual;
  • SulAmérica;
  • ARX K2;
  • Real Investor 70 Prev FIM.

Certificado de Operações Estruturadas (COE)

É um investimento financeiro que oferece a possibilidade de combinar os benefícios do baixo risco da Renda Fixo ao potencial de ganhos da Renda Variável, já que sua taxa de retorno é atrelada a índices e ativos como inflação, câmbio, ativos internacionais e ações.

Câmbio (Investimentos via plataforma do BTG Pactual)

Ideal para jogadores investidores que têm ambição suficiente para operar no mercado exterior, de maneira rápida, prática e com baixos custos. Entre as opções da AFS Capital, estão:

  • Transferência Internacional;
  • Recebimento Internacional;
  • Comércio Exterior.

Como começar a investir?

Antes de concluirmos, veja um passo a passo simples sobre como começar a investir.

Passo 1. Conheça seu perfil de investidor

Determine seus objetivos nos investimentos financeiros e quais estratégias está disposto a utilizar para alcançá-los. 

Passo 2. Cadastre-se em uma corretora de investimentos

Para adquirir as opções que apresentamos no decorrer deste material, é preciso ter uma conta ativa em uma corretora. Felizmente, a AFS Capital oferece toda a assessoria necessária para que você inicie esta jornada com o pé direito.

Passo 3. Aplique

Para começar a fazer suas aplicações e gerenciar seus investimentos financeiros, você deverá transferir recursos para a corretora.

Passo 4. Escolha onde investir

Com dinheiro em sua carteira, agora basta escolher as alternativas que mais lhe agradem e começar a investir, e o melhor: sem precisar sair de casa, já que os investimentos financeiros podem ser feitos diretamente do app da corretora escolhida.

Caso você precise de uma assessoria, a AFS Capital disponibiliza uma equipe de assessores especialistas para sanar todas as suas dúvidas.

Por que a AFS é a melhor opção?

Para finalizarmos, vale mencionar que a AFS Capital é contratada pelo BTG Pactual, simplesmente o maior banco de investimentos da América Latina, cujo lucro líquido ajustado já alcança a casa dos R$ 1,2 bilhões.

A AFS vê as pessoas como seu mais importante ativo, mantendo uma essência ética e total comprometimento com a excelência dos produtos entregues e satisfação de seus clientes. Além disso, a AFS já conta com jogadores investidores que, por saberem que a idade média de sua aposentadoria é entre 35 e 40 anos, procuram soluções personalizadas para garantir o futuro financeiro e o padrão de vida mesmo após o encerramento de suas carreiras.

Quer saber mais sobre como a AFS pode te ajudar ? Então, entre em contato com um de nossos assessores para descobrir os investimentos financeiros adequados para o seu momento de vida.

Artigos Relacionados